Especial: Artilheiro alvinegro, Paulo Bin completa 70 anos e pede acesso do Comercial de presente

23/03/2011 11:54

No detalhe, atacante Paulo Bin

Um dos maiores - se não, o maior - jogador da história do quase centenário Comercial Futebol Clube está em festa nesta quarta-feira (23). Natural de Guararapes-SP, Cleiton Paulo Bin Netto completa 70 anos cheio de esperança de voltar a ver o seu Leão do Norte na elite do futebol paulista.

"Mas é lógico. É um dos presentes que eu mais quero. Estou torcendo muito", disse Paulo Bin, que foi centroavante do Comercial durante muitos anos - de 1963 a 1967 e de 1972 a 1975. Um dos maiores artilheiros da história do alvinegro, com mais de 80 gols oficiais marcados, Paulo Bin estará no Palma Travassos na noite desta quarta-feira (23) acompanhando o duelo decisivo contra o União São João. "Vencendo hoje, estaremos classificados para as semifinais. Aí é outro campeonato, outra torcida, outra figa... Mas acho que esse ano a gente sobe. Vou ao jogo", disse o aniversariante.

Foto do famoso time de 1966. Paulo Bin é o terceiro agachadoPaulo Bin foi contratado pelo Comercial em 1963 após uma troca com a Ferroviária - o Leão cedeu o atleta Hugo. Jogos depois, o atacante tornaria-se o artilheiro do time. "Não sei dizer quantos gols eu fiz pelo Comercial, mas, a maioria, aconteceu em jogo oficial. Como eu era bancário na época [trabalhava no Banco Bandeirantes] e tinha que conciliar as duas funções, não disputava amistosos. Se fiz dois, foi muito", relembrou Paulo Bin, que foi vendido do Comercial ao Vasco-RJ por 120 milhões.

Além de jogador, o septuagenário Paulo Bin também treinou o Comercial. "Mas não me dei muito bem. Eu era muito torcedor", analisou. Em 1991, Paulo Bin dirigiu o Bafo em nove jogos da Segunda Divisão, sendo duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Primeiro gol do estádio Palma Travassos, marcado por Paulo BinApaixonado pelo Leão
Apesar de não esconder a sua torcida pelo São Paulo, o ex-atacante Paulo Bin demonstra toda a sua paixão ao comentar sobre o Comercial. "Não me considero um dos maiores comercialinos, porque existe muita gente doente pelo clube, mas sou um a mais nessa torcida. Aliás, é o time de Ribeirão Preto que tem a maior torcida. Ela sempre responde, vibra, gosta do time". Quando tinha 23 anos, Paulo Bin marcou o primeiro gol do estádio Palma Travassos, na derrota para o Santos por 3 a 2.

Atacante já teve marchinha de Carnaval
Paulo Bin sempre foi sinônimo de alegria para os torcedores. E não só do Comercial. Contratado do Osvaldo Cruz pela Ferroviária, em 1963, o atacante ganhou uma marchinha de Carvaval que tornou-se sucesso nos salões de Araraquara. "Foi ele, foi ele sim, foi ele que comprou o Paulo Bin", dizia o refrão, referindo-se ao presidente da época da Ferroviária, Pereira Lima.


Placa em homeagem ao primeiro gol na JoiaQUEM É ELE
PAULO BIN
Posição: Atacante
Nome completo: Cleiton Paulo Bin Netto
Nascimento: 23/03/1941, em Guararapes-SP
Idade: 70 anos
Clubes: Osvaldo Cruz (1961-1962), Ferroviária (1963), Comercial (1963-1967), Vasco-RJ (1967), Santos (1968), Ferroviária (1969-1972) e Comercial (1972-1975)

 

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 13/08/2011

De Mario Martins

Assunto Parabéns

Responder

Paulo Bin, grande jogador , estou um pouco atrazado mais parabéns, lembro de voçe quanto ainda estava na
A.A Osvaldo Cruz eu era garoto e morava em uma parada de onibus e voce quando ia pra Guararapes as vezes descia e batia bola conosco .Quanto tempo quanta saudade. Mais uma vez parabéns.
Mario Martins
São Paulo-SP

Data 28/07/2011

De Alberto N. Senapeschi

Assunto Paulo Bim

Responder

Paulo Bim foi um dos maiores centro-avantes que tive o prazer de ver jogar. Parabens pelos seus 70 anos, que tive a oportunidade de comemorar junto, com muita felicidade, no dia 23 de março, ai em Ribeirão Preto. Alberto N. Senapeschi, São Carlos-SP