Especial: Artilheiro alvinegro, Paulo Bin completa 70 anos e pede acesso do Comercial de presente

23/03/2011 11:54

No detalhe, atacante Paulo Bin

Um dos maiores - se não, o maior - jogador da história do quase centenário Comercial Futebol Clube está em festa nesta quarta-feira (23). Natural de Guararapes-SP, Cleiton Paulo Bin Netto completa 70 anos cheio de esperança de voltar a ver o seu Leão do Norte na elite do futebol paulista.

"Mas é lógico. É um dos presentes que eu mais quero. Estou torcendo muito", disse Paulo Bin, que foi centroavante do Comercial durante muitos anos - de 1963 a 1967 e de 1972 a 1975. Um dos maiores artilheiros da história do alvinegro, com mais de 80 gols oficiais marcados, Paulo Bin estará no Palma Travassos na noite desta quarta-feira (23) acompanhando o duelo decisivo contra o União São João. "Vencendo hoje, estaremos classificados para as semifinais. Aí é outro campeonato, outra torcida, outra figa... Mas acho que esse ano a gente sobe. Vou ao jogo", disse o aniversariante.

Foto do famoso time de 1966. Paulo Bin é o terceiro agachadoPaulo Bin foi contratado pelo Comercial em 1963 após uma troca com a Ferroviária - o Leão cedeu o atleta Hugo. Jogos depois, o atacante tornaria-se o artilheiro do time. "Não sei dizer quantos gols eu fiz pelo Comercial, mas, a maioria, aconteceu em jogo oficial. Como eu era bancário na época [trabalhava no Banco Bandeirantes] e tinha que conciliar as duas funções, não disputava amistosos. Se fiz dois, foi muito", relembrou Paulo Bin, que foi vendido do Comercial ao Vasco-RJ por 120 milhões.

Além de jogador, o septuagenário Paulo Bin também treinou o Comercial. "Mas não me dei muito bem. Eu era muito torcedor", analisou. Em 1991, Paulo Bin dirigiu o Bafo em nove jogos da Segunda Divisão, sendo duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Primeiro gol do estádio Palma Travassos, marcado por Paulo BinApaixonado pelo Leão
Apesar de não esconder a sua torcida pelo São Paulo, o ex-atacante Paulo Bin demonstra toda a sua paixão ao comentar sobre o Comercial. "Não me considero um dos maiores comercialinos, porque existe muita gente doente pelo clube, mas sou um a mais nessa torcida. Aliás, é o time de Ribeirão Preto que tem a maior torcida. Ela sempre responde, vibra, gosta do time". Quando tinha 23 anos, Paulo Bin marcou o primeiro gol do estádio Palma Travassos, na derrota para o Santos por 3 a 2.

Atacante já teve marchinha de Carnaval
Paulo Bin sempre foi sinônimo de alegria para os torcedores. E não só do Comercial. Contratado do Osvaldo Cruz pela Ferroviária, em 1963, o atacante ganhou uma marchinha de Carvaval que tornou-se sucesso nos salões de Araraquara. "Foi ele, foi ele sim, foi ele que comprou o Paulo Bin", dizia o refrão, referindo-se ao presidente da época da Ferroviária, Pereira Lima.


Placa em homeagem ao primeiro gol na JoiaQUEM É ELE
PAULO BIN
Posição: Atacante
Nome completo: Cleiton Paulo Bin Netto
Nascimento: 23/03/1941, em Guararapes-SP
Idade: 70 anos
Clubes: Osvaldo Cruz (1961-1962), Ferroviária (1963), Comercial (1963-1967), Vasco-RJ (1967), Santos (1968), Ferroviária (1969-1972) e Comercial (1972-1975)

 

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 17/03/2022

De Carlos Seno

Assunto Paulo Bin

Responder

Paulo Bin é nascido em Guararapes. Na minha juventude eu o vi jogar.
Tri Campeão Noroestino ( 58/59)pela lendária A.A.BRASIL e Guararapes E.C ( 60) . Em 61 foi para Osvaldo Cruz, e daí pra frente uma belíssima carreira de um dos maiores artilheiros do interior paulista. Fazia gols de todo jeito. Seu cabeceio era um petardo. Gigante Paulo Bin.

Data 16/06/2019

De Manuel Martins de Oliveiraio

Assunto Saudade da infanciazer

Responder

Morava em OswaldoCruz. e era apaixonados pela AAOC e me lembro de um jogo contra a Prudentina acho que foi 3x2 onde o time de Prudente subiu para a Serie Especial e jogavam o Vila, Zarrir, Donald, Dito Gamba, Moisest, Goiano, Brandaozinho, Paulo Bin, Aldo, Boquira e outros. Os alunos do CENE iam fazer aula de educação física no Estádio com o prof. João Paulo e ás vezes ficávamos vendo o treinamento do Paulo Bin treinando cabecio com bola numa "forca" e era imprecionante com saltava para alcançar a bola.Belas lembranças.

Data 22/06/2018

De Antonio Carlos Gisoldi

Assunto Paulo Bin

Responder

Lembro da estreia do Paulo na AAOC , em junho de 1961 , onde a inesquecivel AAOC , bateu por 2x 0 0 grande esquadrão do Jaboticabal AC , jogoa a AAOC , com Vila Nova , Davi Chiquinho e Oliveira ; Moises e Goiano , Armandinho, Tequinha , Paulo Bin , Aldo e Boquita. Lembro de alguns jogadores do Jaboticabal < Boneli, Gil Bidon , Lourenço , Laurindo , Martins , Neves , Moreno , Alemão

Data 16/10/2016

De José Manoel Dressler

Assunto histórico do Paulo Bin

Responder

Boa tarde amigos. Sou jornalista esportivo em São Paulo e estou fazendo uma pesquisa sobre os grandes artilheiros do futebol brasileiro. Sei que o Paulo Bin foi um grande artilheiro e marcou a sua trajetória no Comercial com letras de outro. Talvez alguém possa me ajudar. Preciso saber quantos gols ele fez pelo Comercial, e se possível na carreira profissional, jogos oficiais e amistosos. O meu e-mail para contato é jmdressler@uol.com.br
Agradeço as informações e aguardo uma resposta a quem puder me ajudar. Abraços.

Data 19/04/2014

De Wilson Luís Leite

Assunto Paulo Bin

Responder

Tive o prazer de conhecê-lo e ter treinado algumas vezes na A.A. Osvaldo Cruz, em 1963, quando o técnico era o Prof. João Paulo Torro Ovídio. Jogavam, ainda, o Aldo, Moisés Cocito, Brandãozinho, Vila Nova, Tequinha, Boquita, Donald, Dito Gamba e outtros. Era um timaço da então 1a. divisão. Um grande abraço e felicidades.

Data 15/04/2013

De paulo bim

Assunto aniversário

Responder

fiquei muito feliz ,estava navegando ,e cliquei no seu nome e achei esta reportagem, amei mas ainda acho pouco deveriam falar mais ,por mais fotos,la no estadio do comercial alem da placa teria que ter um departamento com seu nome e a foto de um gol historico. um grande abraço.

Data 20/10/2018

De odair diunisio

Assunto Re:aniversário

Responder

oi paulinho era assim que meu pai lhe chamava quando falava sobre voce ele me falava do inicio da sua carreira na associacao atletica brasil de guararapes ele como jogador depois como treinador o nome dele era anesio diunisio conhecido como veieira nao sei se voce lembra mas eu soube muito de voce e do brasil de guararapes atraves das hitorias do meu pai veieira.

Data 05/06/2012

De Auro Alexandre Castro

Assunto aniversário do paulo Bin

Responder

Na verdade, moro em Guarulhos. Muito contente por comunicar-me com um grande ídolo do futebol de 1965. Lembro-me de bons jogadores da época, Paulo Bin. Talvez você seja, ainda, amigo de Píter, Baldocchi, Carlucci. Parabéns mais uma vez.

Data 05/06/2012

De Auro Alexandre Castro

Assunto paulo bin

Responder

Paulo Bin:
Sou botafoguense, porém jamais esquecerei as suas belas jogadas e seus lindos gols, mesmo que contra o meu Botafogo de Ribeirão Preto. Hoje moro em São Paulo, tenho 61 anos,mas ainda me lembro do bom futebol que existiu em Ribeirão nos idos de 1964, 65 etc.
Parabéns pelo aniversário. Que o grande Arquiteto do Universo derrame o a sua luz de bondade e sucesso sobre você e sua família. AURO ALEXANDRE CASTRO

Data 26/12/2011

De LUIZ CARLOS FERREIRA.......CAMPO GRANDE M.S.

Assunto CLAITON PAULO BIM

Responder

PAULO BIM FOI UM DOS MAIS EXCEPCIONAIS CENTRO AVANTES GOLEADORES QUE CONHECI, AINDA GAROTO NA PEQUENA OSWALDO CRUZ ACOMPANHAVA AQUELE CELEBRE TIME DA A.A. OSWALDO CRUZ, E LÁ ESTAVA O PAULO, AO LADO DE VILA NÓVA "ARQUEIRO", MOISES COCITO, ZARRIR, BOQUITA, TÉQUINHA, ALDO, DITO GAMBA, E ELE ÉRA A ESTRELA DO TIME, POIS TODOS DEPENDIAM DOS SEUS GOLS PARA GANHAR OS BICHOS DEIXOU MUITA SAUDADE EM OSWALDO CRUZ, E TIVE O PRAZER, ESTES DIAS EM LHE FAZER UMA VISITA EM RIBEIRÃO PRETO. QUE DEUS O FAÇA VIVER ATÉ OS 100.