Há 30 anos, ex-ponta Mauricinho marcava seus primeiros gols como profissional do Comercial

11/03/2011 12:32

Mauricinho foi vendido pelo Comercial ao Vasco em 1983

Um garoto de apenas 16 anos começava a aparecer no futebol brasileiro há exatos 30 anos. Foi em 1981, em um dia 11 de março, que o ponta direita Mauricinho marcou os seus primeiros gols como profissional. Pelo Comercial, o craque fez dois gols na goleada por 4 a 1 sobre a Ferroviária, no estádio Palma Travassos, pelo seletivo do Paulistão de 81.

"Tenho esse jogo registrado em DVD. Foi o pontapé inicial para a minha carreira. Eu era titular do Comercial com 16 anos, em meu primeiro jogo em Ribeirão Preto e fiz dois gols, um de cabeça e o outro com o pé direito", relembrou Mauricinho.

Até então, Mauricinho defendia as categorias de base do Comercial e foi profissionalizado a pedido do técnico Alfredo Sampaio, o Alfredinho. "Eu era centroavante e o Alfredinho me colocou como ponta direita e falou que eu chegaria à seleção brasileira. Tudo isso aconteceu", afirmou Mauricinho.

Na goleada sobre a Ferroviária, jogo em que o então ponta fez seus primeiros gols como profissional, o Leão ainda marcou com Vanderlei e Carlos. Na partida anterior, o Comercial empatou com o rival Botafogo por 2 a 2, mas Mauricinho não jogou.

"Aquele time tinha os goleiros Gúbio e Raúl, o Paulinho Pereira, o Edval, o Nei, o Sérgio Donizete... Na frente era eu e o Wolney", destacou Mauricinho, que encerrou o campeonato, apesar dos 16 anos de idade, com oito gols marcados. Dois anos depois, o ponta foi campeão do mundo sub-20 pela seleção brasileira. Em seguida, foi vendido ao Vasco-RJ, onde ganhou projeção nacional. Hoje com 46 anos, Mauricinho é diretor do Olé Brasil.

QUEM É ELE
MAURICINHO

Posição: Ponta direita
Nome completo: Maurício Poggi Villela
Nascimento: 29/12/1964, em Ribeirão Preto
Clubes: Comercial, seleção brasileira sub-20, Vasco-RJ, Louletano-POR, Palmeiras, Espanyol-ESP, Vasco-RJ, Bragantino, Fortaleza-CE, Remo-PA, Ponte Preta, Botafogo-RJ, Kyoto Purple Sanga-JPN, Botafogo-RJ, Vasco-RJ e Comercial
Títulos: Campeão mundial sub-20 pela seleção brasileira (1983, México), Tricampeão carioca pelo Vasco (1987, 1988 e 1998), campeão do Torneio Rio-São Paulo pelo Vasco (1989), bicampeão brasileiro pelo Vasco (1989 e 1997), campeão cearense pelo Fortaleza (1992), campeão da Copa Conmebol pelo Botafogo-RJ (1993) e campeão da Libertadores da América pelo Vasco (1998)

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 07/09/2013

De julio cesar s. senna.

Assunto admirador do bom futebol, sou flamenguista, mas adoro o futebol arte, e é exatamente o que esta faltando no meu time, e nos times cariocas, alem da raça, como era antigamente, quem dera que tivesemos um mauricinho hoje, o flamengo iria agradecer.

Responder

falta raça nos times brasileiros, falta o amor pelo futebol, hoje só se pensa em dinheiro, e esquecem do futebol. só lamento.