"Marmelada" entre América e XV de Jaú, que prejudicou o Comercial no Paulistão, completa 25 anos

13/08/2011 16:44

Uma das maiores combinações de resultados do futebol brasileiro está completando 25 anos neste sábado (13). E o placar prejudicou o Comercial, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paulista.

Em 13 de agosto de 1986, América e XV de Jaú entraram em campo com possibilidades de rebaixamento, porém, o desesperado era o time jauense, que havia conquistado 31 pontos, em 18º lugar - de 20 participantes. O América, por sua vez, havia somado dois pontos a mais, em 16º.

Como o empate evitava a queda dos dois times, os presidentes Benedito Teixeira e Valdemar Bauab, de América e XV, respectivamente, acertaram uma "marmelada". Os dois times trocavam passes no meio de campo, com poucos chutes de gol, irritando até mesmo os torcedores da casa, que passaram a jogar cadeiras dentro do campo do estádio Mário Alves de Mendonça sob gritos de "cambalacho".

Jornais da época publicaram fotos do volante Ademílson, do América, retirando cadeiras cativas arremessadas ao gramado por torcedores inconformados com a armação do resultado. Três dias antes, o Comercial havia sido derrotado pelo Juventus por 4 a 3, o que facilitou a combinação entre América e XV. Ambos entraram em campo sabendo que o empate ajudaria os dois e complicaria o Leão do Norte.

Mesmo vencendo o Santos por 2 a 1, na última rodada, o Comercial não conseguiu se salvar e chegou a recorrer à Justiça Desportiva.

Ficha Técnica
AMÉRICA 0 X 0 XV DE JAÚ
Estádio: Mário Alves de Mendonça, em São José do Rio Preto
Público: 5.313 pagantes
Renda: Cr$ 106.260,00
Árbitro: Ulisses Tavares da Silva

AMÉRICA
Roberto Costa; César, Orlando Fumaça, Roberto Fonseca e Daniel; Ademílson, Emo e Dito Siqueira; Izael (Nena), César Coelho e Serrano

XV DE JAÚ
Jair; Adilson Neri, Paulo César, Marcelo e Felício (Antônio Carlos); Sales, Adriano e Níveo; Nilson, André e Osmar Volpato

Rafael Gonçalves 

Voltar

Escreva seu comentário

Data 31/12/2011

De Carlos Eduardo Martiniano

Assunto jogador Niveo

Responder

Voces podem não acreditar, mais este jogador era tão bom quanto os jogadores Pelé, Garrincha, Zico, Romário e outros.
O que acaba com jogadores talentosos, são os técnicos, que não dão liberdade para jogadores talentosos como o Niveo. Treino ( 2 toques) absurdo...............................