Ex-botafoguense Lorico morre aos 70 anos; confira o jogo de despedida do craque

21/12/2010 11:28

Em destaque, Lorico no time de 1977

O refinado toque de bola e a impressionante qualidade técnica eram as principais características de um dos maiores jogadores da história do Botafogo. João Farias Filho, o Lorico, conquistou a torcida do Tricolor em apenas dois anos, torcida esta que hoje lamenta pelo falecimento de seu eterno maestro.

Figurinha de Lorico com a camisa do Botafogo / Foto: ReproduçãoLorico faleceu nesta segunda-feira (20), aos 70 anos, vítima de câncer na próstata. O corpo do ex-jogador será sepultado nesta terça-feira (21) no cemitério Memorial, em Santos, onde Lorico nasceu e morou boa parte de sua vida.

Campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1977, com a camisa botafoguense, Lorico jogou ao lado ídolos do Pantera, como Aguilera, Manuel, Sócrates e Zé Mário. Foi contratado pelo Botafogo em 1976, logo após atuar durante três anos no Noroeste. Chegou ao clube ribeirão-pretano com 36 anos e, mesmo assim, demonstrou ser incansável. Lorico disputou 57 jogos de campeonatos brasileiro pelo Pantera. Foram 26 vitórias, 13 empates, 18 derrotas e um gol marcado.

Lorico defendeu o Vasco no início da carreiraMas foi em um jogo do Paulistão que o volante se despediu do Bota. Em 17 de dezembro de 1978, Lorico pendurava as chuteiras em jogo diante da Portuguesa Santista, justamente o clube que o revelou. No estádio Santa Cruz, Lorico atuou os 90 minutos e a Briosa venceu por 1 a 0. Recentemente, trabalhava na Cosipa, em Santos.

QUEM FOI ELE
LORICO
Posição: Volante
Nome completo: João Farias Filho
Nascimento: 11/12/1940, em Santos-SP
Falecimento: 20/12/2010, em Santos-SP
Clubes: Portuguesa Santista, Vasco da Gama-RJ, Prudentina, Portuguesa, Noroeste e Botafogo

 

Confira o último jogo de Lorico pelo Botafogo:
Ficha Técnica
BOTAFOGO 0 X 1 PORTUGUESA SANTISTA
Data: 17/12/1978
Estádio: Santa Cruz, em Ribeirão Preto-SP
Árbitro: Ulisses Tavares da Silva Filho
Renda: Cr$ 162.780,00
Gol: Jarbas 30'2º

BOTAFOGO
Aguilera; Batista (Wilson Campos), Nei, Manuel e Beto; LORICO e Osmarzinho; Paulo Cesar, Miro, Toninho (Arlindo) e Valter

PORTUGUESA SANTISTA
Williams; Cardoso, Ailton Silva, João Carlos e Tonhão; Mundinho e Jovenil; Jarbas, Roberto, Picolé e Tuico (Gilson)

*O site RGdoGol.com se solidariza com a família de João Farias Filho, o Lorico.

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 21/12/2010

De Márcio José

Assunto Grande craque

Responder

volantaço do tricolor. esteja em paz