Copa Paulista! FPF define torneio e coloca dupla Come-Fogo ao lado de times da A2 e A3; veja os grupos

28/04/2012 10:19

A tentativa frustrada de conquistar uma vaga na Série D do Brasileiro deste ano obrigou Botafogo e Comercial a se amparar, mais uma vez, na Copa Paulista. Com campanhas vexatórias no Paulistão, a dupla de Ribeirão Preto usará a Copinha para iniciar uma reestruturação enfrentando times das Séries A2 e A3 na primeira fase. Dos 31 participantes, seis estarão no Grupo 2 ao lado de Botafogo e Comercial.

A lista de participantes divididas em quatro grupos foi divulgada nesta sexta-feira (27) pela Federação Paulista de Futebol (FPF). A dupla Come-Fogo vai encarar Rio Claro, São Carlos, Velo Clube e União São João, que estavam na A2, e mais Francana e Sertãozinho, que disputaram a A3. Destes, o time de Araras foi o único que caiu e estará na terceira divisão em 2013. A tabela só será divulgada no próximo mês.

A 13ª edição da Copa Paulista, torneio que já teve outros três nomes (Copa Coca-Cola, Copa Estado de São Paulo e Copa FPF), terá início no dia 15 de julho e classificará os quatro melhores de cada grupo ao final da primeira fase, programada para o dia 16 de setembro. O Grupo 1 terá um time a menos. Os 16 que estarão na segunda fase formarão novos grupos com quatro times cada um. A exemplo do ano passado, a partir da terceira fase os jogos serão disputados em sistema de mata-mata. O campeão disputará a Copa do Brasil de 2013, que passou por reformulações e terá 86 times, entre eles, os que disputarem a Copa Libertadores.

Come-Fogo
Com o rebaixamento do Comercial para a Série A2, neste ano, a Copa Paulista salvará o clássico Come-Fogo. Serão dois jogos, um em cada estádio, em datas a serem definidas. Até hoje, foram 135 confrontos desde a volta do Leão do Norte às atividades, em 1954.

Caçulas
Três times disputarão a Copa Paulista pela primeira vez na história. Entre eles o Barretos, que subiu no ano passado para a Série A3 - nenhum time da Série B, equivalente à quarta divisão, pode participar. Guaçuano e Capivariano também jogarão pela primeira vez.

Em 2011
No ano passado, o Botafogo foi eliminado na primeira fase por ter um ponto a menos que a Ferroviária. Já o Comercial chegou à fase de mata-mata e eliminou Ferroviária e São Bernardo para decidir o título e perder o troféu para o Paulista por ter feito pior campanha
 

OS GRUPOS DA COPA PAULISTA DE 2012

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4
América BOTAFOGO Capivariano Atlético Sorocaba
Barretos COMERCIAL Guaçuano Audax
Ferroviária Francana Independente Grêmio Osasco
Marília Rio Claro Inter de Limeira Juventus
Noroeste São Carlos Ituano Palmeiras-B
Penapolense Sertãozinho Paulista São Bento
Santacruzense União São João Rio Branco São Bernardo
  Velo Clube XV de Piracicaba São José


Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentároi

Nenhum comentário foi encontrado.