Especial RGdoGol: O Comercial voltou! Leão do Norte na primeira divisão de 2012!

24/04/2011 11:25

Foto: Samir Baptista / A Cidade

Demorou 25 anos, mas, enfim, o dia da festa chegou e o torcedor pôde soltar o grito. Depois de passar anos sofrendo contra o rebaixamento, o Comercial conseguiu voltar à principal divisão do futebol de São Paulo. O acesso aconteceu após a vitória em casa sobre o São José por 1 a 0, no sábado (23), e a derrota do Rio Preto para o Guarani, no domingo (24), por 4 a 2.

Arte: Rafael GonçalvesOs resultados garantiram a vaga do Comercial no Paulistão de 2012 com uma rodada de antecedência. A festa em preto e branco aconteceu justamente no ano do centenário do clube, como havia prometido o presidente Nelson Lacerda. No próximo ano, o Comercial estará entre os 20 principais times do futebol de São Paulo e jogará contra o rival Botafogo, além de Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa, São Caetano, Ponte Preta, Mirassol, Oeste, Linense, Ituano, Paulista, Bragantino, Mogi Mirim, Americana, Guarani, XV de Piracicaba e Catanduvense.

A festa do acesso tomou conta das ruas de Ribeirão Preto já no sábado. O apito final do árbitro Marcelo Rogério iniciou um Carnaval na cidade, que continuou no domingo, após o jogo do Guarani. Um trio-elétrico esteve no estádio Palma Travassos animando a festa em preto e branco. "Ôôôô, o Leão voltouuuuu", gritavam os apaixonados comercialinos, em estado de graça com o acesso.

 

A CAMPANHA
O Comercial encerrou a primeira fase da Série A2 como o terceiro melhor time do Grupo 1. Em 18 jogos, foram 29 pontos ganhos e a classificação para o quadrangular foi conquistada com uma rodada de antecedência, ao vencer o União São João, no estádio Palma Travassos, por 2 a 1.

Ao lado do XV de Piracicaba, integrante do Grupo 2, o Leão do Norte foi o time que mais empatou na fase inicial, com oito igualdades. E foi o único dos classificados a terminar com saldo de gols negativo: -1.

No quadrangular, foram 12 pontos ganhos em seis jogos. Na somatória das fases, apenas três times conseguiram vencer o Comercial: Catanduvense (3x0), União São João (3x0) e Rio Claro (3x1). O Leão encerrou a Série A2 com 14 jogos de invencibilidade, sendo seis vitórias e oito empates, e com 34 gols marcados. O aproveitamento foi de 57%.

 

 

CAVALCANTI, O ARTILHEIRO
Ele foi contratado para fazer gols. E correspondeu. Mesmo desfalcando o time nas duas primeiras rodadas, em virtude de documentação, e na reta de chegada da primeira fase, por lesão, o atacante Tiago Cavalcanti fez o que se esperava. Com seis gols, terminou a campanha do acesso como o artilheiro alvinegro - um a mais que Marcelo Soares.

Alvinegros invadiram a Joia contra o São José / Arte: Rafael GonçalvesForam três gols com pé direito, sendo um de letra, dois em cobrança de pênalti, e um de cabeça. Dos seis gols, dois foram marcados no Rio Preto, a maior vítima do jogador, de 26 anos. 

 

ÉDISON SÓ E MÁRCIO FERNANDES
O acesso do Comercial para a Série A1 passou por quatro mãos. No início do campeonato, Édison Só conquistou 15 pontos, além de ter sido o responsável pela montagem do elenco. Foi através dele que o clube conseguiu trazer o zagueiro Marcel, vice-campeão paulista pelo Santo André, e o volante Vágner, campeão da Série A2 pelo Linense.

Édison Só deixou o Comercial na 10ª rodada, após derrota para o Rio Claro por 3 a 1. Em seguida, o presidente Nelson Lacerda acertou a contratação de Márcio Fernandes, que havia se desligado do Red Bull. Técnico do acesso, Fernandes somou 23 pontos e ficou invicto no comando. O Comercial ainda teve um terceiro treinador. Diretor executivo, Paulo Hansen foi o comandante interino na vitória por 1 a 0 sobre o Monte Azul.

 

 

Zagueiro Márcio Santos, do São José, fez o gol do acesso do ComercialO GOL DO ACESSO
Não foi nenhum comercialino que marcou o gol que garantiu a volta à Série A1. O gol mais importante das últimas duas décadas do Comercial foi marcado contra, de cabeça,  pelo zagueiro do São José, Márcio Santos. Paraibano de Campina Grande, Márcio Santos virou 'heroi' do Leão. O jogador de 32 anos tem passagens por São Bento, Juventus, Ituano, América-RN, Náutico-PE, Mirassol, Paulista, entre outros.

 

A CAMISA DO ACESSO
A diretoria do Comercial enviou ao portal RGdoGol.com a camisa oficial do centenário e do acesso ao Paulistão autografada por todo o elenco e integrantes da comissão técnica.

 

Presente do RGdoGol para o torcedor comercialino: Imprima o Álbum de Figurinhas e guarde os herois do acesso.

Imprima, recorte os herois do acesso e guarde de recordação / Arte: Rafael Gonçalves

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 12/05/2011

De Marcelo Telinha

Assunto Acesso

Responder

Como é bom ver o Comercial de volta,em 1993 subimos mais nao disputamos,agora vem a recompensa ,esse elenco tem cara de Comercial,Parabens Ribeirao!

Telinha

Data 29/04/2011

De marcos

Assunto Saul - guerreiro também

Responder

Voce superou uma cirurgia e vai voltar para o time logo logo..e merece o acesso , lutou muito no ano passado. parabens

Data 29/04/2011

De Saul Roberto

Assunto maravilhoso

Responder

o acesso q muita gent nao acreditava mais.me sinto previlegiado em fazer parte desse elenco pois se passaram 25 anos e centenas d jogadores e outros entre comissao tecnica e diretores q nao conseguiram esse acesso e finalment nos conseguimos, parabens a todos os comercialinos, merecemos essa conquista.

Data 25/04/2011

De Grace

Assunto Emocionante

Responder

Até arrepiei! Me matou de orgulho (e inveja) essa camisa!
Parabéns pelo site, pelo texto e principalmente parabéns para o nosso Leão!!!

Data 25/04/2011

De marcos

Assunto presentaço

Responder

Valeu Rafael, presentaço para nós. esse album e essa camisa..