Jogo de despedida do estádio Luís Pereira, casa do Fogão, completa 43 anos

09/12/2010 20:37

Estádio Luís Pereira, antiga casa do Fogão

Uma partida diante do Corinthians entrou para a história do futebol ribeirão-pretano em 1967. Foi contra o Timão que o Botafogo despediu-se do estádio Luís Pereira, na Vila Tibério, para adotar o Santa Cruz como sua nova casa. A despedida oficial completou 43 anos no último dia 2 de dezembro.

Em uma tarde de sábado, o Pantera das Américas entrava em campo para cumprir tabela no Campeonato Paulista da Primeira Divisão. O jogo foi a atração da semana na cidade e o Luís Pereira ficou tomado por torcedores que acompanharam, entre outros jogadores, o ponta esquerda Rivelino. Na época com 21 anos, o corintiano se destacava a cada rodada - três anos depois, seria campeão do mundo com a seleção brasileira, no México.

Sob a arbitragem de Romualdo Arppi Filho, o Timão encerrou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0 com gol de Flávio logo aos cinco minutos. A goleada foi construída na etapa final, quando Flávio ampliou aos 18 e Marcos fechou o jogo aos 29 minutos.

O Luís Pereira foi o reduto do Botafogo durante 43 anos. Inicialmente construído para 10 mil torcedores, o estádio foi ampliado para 15 mil após o acesso do time para a elite paulista, em 1957. Quarenta e nove dias após desativar o estádio da Vila Tibério, o Tricolor inaugurou o Santa Cruz, em amistoso diante da seleção da Romênia - goleada do Bota por 6 a 2. O terreno do antigo estádio, na rua Paraíso, atualmente recebe o poliesportivo do Tricolor, que preserva parte da arquibancada.

Come-Fogo
Dos 36 clássicos Come-Fogo realizados na fase profissional [desde 1954], 18 foram disputados no estádio Luís Pereira. E o Botafogo perdeu apenas três: 3 a 1, em 1959; 2 a 0, em 1965; 2 a 0, em 1966. Foram 10 vitórias botafoguenses e mais cinco empates.
O último duelo contra o Comercial no estádio da Vila Tibério aconteceu no dia 13 de novembro de 1966 e terminou empatado por 2 a 2. Foi lá, também, que o Bota aplicou a sua maior goleada sobre o rival: 5 a 0, em maio de 1955.


Ficha técnica do último jogo
BOTAFOGO 0 x 3 CORINTHIANS
Data: 02/12/1967
Estádio: Luís Pereira (Vila Tibério), em Ribeirão Preto-SP
Árbitro: Romualdo Arppi Filho
Renda: Cr$ 26.664,00
Gols: Flávio 5'1º, Flávio 18'2º e Marcos 29'2º

BOTAFOGO
Élcio; Celso, Zé Carlos, Roberto Rebouças e Carlucci; Márcio e Roberto Pinto; Jairzinho, Paulo Leão, Sicupira e Totó
Técnico: Tiri

CORINTHIANS
Marcial; Osvaldo Cunha, Ditão, Luis Carlos e Edílson; Dino Sani e Rivelino; Marcos, Prado, Flavio e Benê
Técnico: Luis Alonso Peres 'Lula'

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 18/12/2010

De Rodrigues Gallo

Assunto Sobre a foto

Responder

Esta foto, foi uma montagem feita com uma maquete, em um dos projetos de ampliação do estádio, antes de se decidir construir o Santa Cruz. Observa-se que esta maquete, mostra a praça de esportes toda em cimento armado, quando na realidade, as arquibancadas eram de madeira.
Abraços e parabéns pelo site.