Brasão! Conselheiros aprovam dois novos escudos do Comercial que serão utilizados em 2012

31/10/2011 22:52

Os 25 comercialinos que participaram de uma assembléia de sócios de cadeiras cativas e conselheiros aprovaram, na noite desta segunda-feira (31), por unanimidade, a utilização de dois novos escudos nos uniformes do Comercial (veja foto).

Em um dos brasões, o nome da cidade foi deslocado para baixo dando lugar ao nome do clube. No outro, o escudo permanece sem mudanças, mas dentro de uma circulo com a inscrição ‘Comercial FC 1911’. Não há definição de qual escudo será utilizado na camisa a partir do Paulistão de 2012.

Na reunião, a diretoria ressaltou aos participantes que os demais símbolos do Comercial não serão extintos e podem ser utilizados de acordo com a necessidade. Dê a sua opinião abaixo e participe da enquete.

Rafael Gonçalves

Voltar

Enquete

Você gostou dos novos brasões do Comercial?

Total de votos: 71

Escreva seu comentário

Data 16/01/2012

De Antonio

Assunto escudo

Responder

Comercialinos, infelizmente este é um trabalho de amador. Vejamos:

1. A palavra "Comercial" é um substativo derivado, “do comércio”.
2. A palavra "Ribeirão Preto" é uma substantivo próprio.

No escudo temos o monograma com a letras C, F e C. Que faz referencia ao nome “Comercial Futebol Clube”. Este monograma a décadas vem representando o clube, está consolidado.

O Comercial é um clube que representa toda a cidade de Ribeirão Preto, e não somente os comerciários da cidade, e tradicionalmente tem confirmado em seu escudo, em letras grandes, para todos saberem:

“Este clube tem o orgulho de ser de Ribeirão Preto”.

Portanto, um escudo que tradicionalmente se firmou, e é inconfundível, fundamentalmente por ter a palavra Ribeirão Preto em destaque.

Fato que seu arqui-rival “Botafogo” não tem em seu escudo, e por ser homônimo ao grande clube carioca, precisa “sempre”, acrescentar a palavra “de Ribeirão Preto”.

Em um trabalho de marketing para aumentar a torcida, o escudo atual do Comercial tem um reforço com a palavra “Ribeirão Preto”, identificando e aproximando do morador-torcedor, fato que seu arqui-rival não tem, embora sempre precisasse. Então porque diminuir a palavra da cidade no escudo?

Nas duas novas versões, fica claro a intenção de diminuir o que tem de mais precioso, “a palavra Ribeirão Preto”, em detrimento de literalmente descrever a palavra “Comercial”.

O primeiro escudo apresentado erra ao diminuir a palavra Ribeirão Preto e ficou redundante, tem um monograma da iniciais do nome e o próprio nome em destaque, além de, em uma escala menor, criar interferências nas listas pretas e brancas. E mais, não há necessidade de colocar junto ao nome da cidade a sigla “SP” do Estado. Não existe outra cidade no Brasil com o mesmo nome, se existe todos desconhecem.

O segundo escudo apresentado erra da mesma forma, diminuir o nome da cidade, e o que é pior, diminuir o escudo inteiro. A nova silueta do escudo passa a ser redonda.

Quanto mais escudos, mais confusão será feita a marca do clube. Estes 25 sócios que aprovaram esta aberração, foram levados ao erro por alguém de não gosta de Ribeirão, ou na pior das hipóteses não quer ser o melhor representante da cidade. Lamentável.

Data 03/11/2011

De SUELI HELENA CANASSA FERREIRA

Assunto NOVOS ESCUDOS

Responder

Gostei, só tenho a acrescentar que, diferente do que o Dr. Lacerda falou, o escudo do bafo é conhecido em qualquer lugar e, afirmo isso com convicção, pois tenho duas netinhas, a Lívia com 05 aninhos e a Laís com 02 aninhos e, principalmente a mais novinha, reconhece o brasão em qualquer lugar e sempre dia, é o bafo vovó ????
Então, é isso !!!
O importante é que as cores e a tradição não mudarão nunca !!!
Dá-lhe bafo, com muito orgulho, com muito amor !!!

Data 04/11/2011

De luis santos

Assunto Re:NOVOS ESCUDOS

Responder

gostei do "é o bafo vovó"
mostre pra elas a grandeza do leãooooooooo

Data 01/11/2011

De DOUGLAS

Assunto ESCUDO SÓ TEM COMO UTILIZAR UM

Responder

PODEM ATÉ APROVAR ESTES ESCUDOS PARA REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING, MAS NO MANTO PARA JOGOS NACIONAIS O ESCUDO USADO TEM QUE SER O TRADICIONAL E O QUE A MAIORIA QUER, ISSO É DEMOCRACIA...NÃO É DITADURA NÃO...SE COLOCAREM OUTRO SIMBOLO NA CAMISA OFICIAL EM JOGOS OFICIAIS O BIXO VAI PEGAR...AI A TRADIÇÃO VAI TER QUE SER MANTIDA A FORÇA....
UMA RESSALVA ESTES VOTOS A FAVOR SÃO DOS ASSALARIADOS DO LACERDA E DOS SIMPATIZANTES DO BOSTAFOGO.

Data 01/11/2011

De e-duardo

Assunto motivo de xacóta

Responder

Essa foi pra começar o novo século rindo !!!...Tudo certo e dentro dos conformes !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tava demorando !!! Dêmoro.

Data 01/11/2011

De e-duardo

Assunto escudo

Responder

Achei os dois muito lindão, o escudo da direita é de MUITO bom gosto, parabéns pela criatividade, é de dar inveja.

Parabéns Dr. Nelson Lacerda, confeço que estou morrendo de INVÉJA!!!... cHApEI

Data 01/11/2011

De Leão do Norte

Assunto Escudo

Responder

Fazer o quê, né?
O Dotô mandou! "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!"

Data 01/11/2011

De Bafudo acima de tudo

Assunto Escudo

Responder

Acho valido, como varios times tem e tiveram dependendo da necessidade ou do proprio marketing como por ex o Corinthians. Vamu bafooooo!!!

Data 01/11/2011

De marcos

Assunto escudo

Responder

o motivo é ridiculo

Data 01/11/2011

De Lucas

Assunto Escudo

Responder

Lamentavél...todos sabíamos que a opinião da grande maioria da torcida era contra isso, mas eles simplesmente ignoraram e aceitaram...seria uma ditadura ?