Tecnologia! Comercial utiliza poderoso software para desvendar mistérios do XV de Piracicaba

29/10/2011 00:19

Foto: Matheus Urenha / A CidadeTécnico, auxiliar, preparador de goleiros, preparador físico e, agora, a tecnologia. Assim está formada a comissão técnica do Comercial, que passou a ter como aliada, desde o início da Copa Paulista, um poderoso software capaz de revelar todos os segredos, erros e acertos dos adversários.

Será com base nos minunciosos estudos computadorizados que o Comercial tentará vencer o XV de Piracicaba, às 10h deste domingo (30), no estádio Santa Cruz, para cravar a vaga nas quartas de final do torneio.

"A tecnologia é uma das partes que a gente gosta de usar. É importante coletar o maior número de dados e a gente vem fazendo isso ao longo do campeonato", comentou o técnico comercialino, Márcio Fernandes.

O software usado pelo Comercial, denominado Tactical Pad, é facilmente encontrado em equipes de basquete, handebol e futsal. Por meio da prancheta eletrônica, o Leão espera surpreender o Nhô Quim, uma vez que entrará em campo sabendo os pontos positivos e negativos de cada jogador adversário.

"Este tipo de trabalho é tão importante para uma decisão como essa de domingo, quanto para os jogos em que a gente disputou na Copa Paulista. É possível saber os passes certos e errados, a quantidade de finalizações, as faltas cometidas e recebidas, as primeiras e segundas bolas que os nossos zagueiros ganham lá na frente", afirmou Marcinho Fernandes, filho do treinador e auxiliar de tecnologia esportiva do Comercial.

O reforço comercialino na decisão da Copinha já fez o trabalho da semana. Por meio de vídeos dos jogos do XV de Piracicaba contra o próprio Leão e contra a Inter de Bebedouro, o Bafo está com o mapa da mina em mãos. A análise será repassada aos jogadores na preleção deste sábado (29).

"Fizemos cortes das imagens. A gente reprisa diversas vezes e trabalha em cima dos lances importantes", finalizou Márcio Fernandes.

Rafael Gonçalves (matéria publicada no A Cidade)

Voltar

Escreva seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.