Em setembro, Comercial voltará a mandar jogos no estádio Santa Cruz depois de 26 anos

09/08/2011 21:50

O Comercial voltará a mandar jogos no estádio Santa Cruz, casa do seu maior rival, após 26 anos. Nesta terça-feira (09), em entrevista coletiva, o presidente Nelson Lacerda confirmou que vai alugar o Santa Cruz enquanto o gramado do Palma Travassos estiver passando por reformas. O valor do aluguel não foi revelado.

A última vez em que o Leão do Norte jogou no campo do Tricolor como mandante foi em 1985. Na ocasião, pelo Campeonato Paulista da primeira divisão, foram três jogos. E o estádio do rival deu sorte: 4 a 1 no Noroeste, 4 a 0 no América e 2 a 1 no XV de Piracicaba nos primeiros jogos do time em Ribeirão Preto.

Na época, o estádio comercialino ficou fechado para reformas durante seis meses e foi reinaugurado na vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0, com gols de Roberto Carlos e Júlio César, no dia 15 de junho (leia ao lado trecho da matéria do jornal Folha de São Paulo). Após a reforma na Joia, o Bafo ficou 10 jogos sem perder - foi derrotado justamente pelo Botafogo por 4 a 1.

Em 2011, o Comercial só passará a mandar jogos no estádio do Bota a partir do dia 10 de setembro, quando ainda enfrenta o São Carlos no Palma Travassos. Na primeira fase da Copa Paulista, o único jogo já programado para o Santa Cruz é contra o Velo Clube, no dia 24 de setembro - o Botafogo folgará na rodada. Os demais jogos no Santão só vão acontecer em caso de classificação para a segunda fase.

Do outro lado
O Botafogo também já precisou utilizar o estádio do rival. Entre setembro de 1996 e março de 1997, foram nove jogos como mandante no estádio Palma Travassos. Foi na Joia que o Bota conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro, vencendo o Figueirense-SC por 3 a 0, e que ficou com o vice-campeonato da Série C ao perder do Vila Nova-GO por 1 a 0.

A passagem do Bota pelo Palma Travassos também resultou em confusão. No jogo contra o Palmeiras, pelo Paulistão de 1997 [derrota por 2 a 0], parte da torcida botafoguense arrombou a porta onde estavam os instrumentos da uniformizada do Comercial e ateou fogo nos pertences dos comercialinos enquanto a partida estava em andamento. Os bombeiros foram acionados para evitar acidente maior.

COMERCIAL NO ESTÁDIO SANTA CRUZ (1985)
19/05 Comercial 4 x 1 Noroeste
Gols: Júlio César (2), Zé Paulo e Manguinha

26/05 Comercial 4 x 0 América
Gols: Roberto Carlos (2), Júlio César e Manguinha

01/06 Comercial 2 x 1 XV de Piracicaba
Gols: Manguinha e Júlio César

Rafael Gonçalves 

Voltar

Escreva seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.