Lembrança! Em 1985, Comercial se salvou do rebaixamento vencendo Timão na Joia; relembre o jogo

17/03/2012 10:49

A história do Comercial diante do Corinthians reserva bons momentos, embora repletos de emoção, como o jogo de 1985. Em uma ocasião parecida com a do atual Paulistão, o Leão do Norte recebeu o Timão no estádio Palma Travassos lutando contra o rebaixamento para a Segunda Divisão. E se salvou ao vencer por 1 a 0 com gol salvador do meia Manguinha.

Na época, há 27 anos, 13.795 torcedores acompanharam o duelo alvinegro. Uma vitória simples em jogo válido pela última rodada evitaria a queda comercialina, enquanto que o time corintiano lutava pela classificação. Ainda no primeiro tempo, aos 24 minutos, o zagueiro Souza ajeitou uma bola de cabeça para Manguinha, que mandou o chute e acertou o gol de Carlos.

O Comercial se fechou no segundo tempo e, com brilhantes defesas do goleiro Gúbio, o melhor em campo, garantiu a vitória e festejou a permanência na elite como se fosse um título. O resultado fez o Leão chegar aos 32 pontos, ultrapassar Noroeste e Marília, que caíram, e seguir na elite. Já o Corinthians, que tinha Juninho Fonseca, Dunga, Zenon e Casagrande, igualou no número de pontos com a Ferroviária, mas foi eliminado através do número inferior de vitórias. Ainda foi travada uma batalha jurídica entre Corinthians e Ferroviária para se definir o quarto colocado. A vaga ficou com a Ferrinha.

Neste domingo (18), Comercial e Corinthians voltam a se enfrentar em situações parecidas. O Bafo luta para não cair e o Timão para se classificar. Relembre o jogo de 1985:

 

Ficha Técnica
COMERCIAL 1 X 0 CORINTHIANS
Data: 24/11/1985
Horário: 11h00
Estádio: Palma Travassos, em Ribeirão Preto-SP
Árbitro: Dulcídio Wanderlei Boschilia
Público: 13.795 pagantes / Renda: Cr$ 147.950.000,00
Gols: Manguinha 24'1º (1x0)

COMERCIAL
Gúbio; Gaspar, Souza, Luis Carlos e Fantick; Derval, Manguinha e Henrique (Barrinha); Luis Alberto, Roberto Carlos e Zé Paulo (Tostão)
Técnico: Vanderlei Paiva

CORINTHIANS
Carlos; Ismael, Juninho, De Leon e Vladimir; Dunga, Eduardo (Serginho) e Zenon; Paulo César Camassuti, Casagrande e João Paulo (Biro-Biro)
Técnico: Mário Travaglini

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 26/03/2020

De hamilton fernando cremonez

Assunto eu estava la

Responder

um dia que nunca vou me esquecer domingo nublado ,tempo bom para um jogo as 11.00hs da manha campo lotado , meio campo da torcida do comercial e a outra do corinthians , jogo nervoso manguinha faz um gol chorado ne a torcida vibra té o final do jogo , um dos melhores jogos que eu assisti .