Comercial está a 13 jogos da vaga na Copa do Brasil; confira os times já classificados para a edição 2012

27/09/2011 10:29

Quando foi confirmado como um dos integrantes da Copa Paulista, no fim de abril, o Comercial prometeu um time forte para conquistar a inédita vaga na Copa do Brasil. O objetivo, desde então, tornou-se obsessão para o presidente Nelson Lacerda, que vê a cada rodada o caminho para o torneio nacional ficar cada vez mais perto.

Já classificado para a segunda fase, o Comercial está a 13 jogos da conquista do título da Copa Paulista e, consequentemente, do maior objetivo do time.

"Não vou botar timinho em campo porque não sou moleque para ter de aguentar as vaias da torcida se a gente tomar de três. Vou entrar com um timão para buscar vaga na Copa do Brasil. Eu quero a Copa do Brasil", repetiu diversas vezes o presidente Lacerda na ocasião, ao confirmar a participação da equipe.

Dias antes da divulgação da tabela, Lacerda havia desistido da Copinha para priorizar a categoria sub-20. Mas a preferência mudou de lado e hoje o Leão do Norte sonha em repetir o mesmo caminho do extinto Votoraty, que foi campeão da Copa Paulista em 2009 e disputou a Copa do Brasil no ano seguinte, quando foi eliminado pelo Grêmio, com o atual goleiro comercialino Alex como titular.

Para chegar lá, o Comercial terá de definir a sua posição na última rodada da primeira fase no próximo final de semana, contra a Ferroviária. Depois, fará mais seis jogos para se confirmar entre os dois melhores do quadrangular. A partir das quartas de final, os duelos serão em confrontos de mata-mata.

Copa quase definida
A 24ª edição da Copa do Brasil, que será disputada em 2012, está praticamente definida. Até o momento, de acordo com os critérios adotados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), 59 times estão com a vaga garantida para a competição que vale vaga na Copa Libertadores da América.

Entretanto, como outros quatro times conquistarão vaga no torneio sul-americano por meio do Brasileirão deste ano, alguns clubes poderão entrar na Copa do Brasil de 2012 por meio do RNC (Ranking Nacional de Clubes). Com a atual classificação, Corinthians, São Paulo, Botafogo (RJ) e Fluminense deixariam de disputar a Copa do Brasil, para ceder lugar para América-RN, Fortaleza, Figueirense e América-MG.

Todos os 27 campeões estaduais e os vices de 22 Estados já estão garantidos na Copa do Brasil, entre eles, os modestos Guarani de Juazeiro (CE), Aquidauanense (MS), Espigão (RO) e Real (RR).

Cinco vagas restantes
Além da Copa Paulista, outros quatro torneios semelhantes estão em andamento: Taça Minas Gerais, Copa Paraná, Copa Rio e Copa FGF (Rio Grande do Sul).



Times confirmados neste momento na Copa do Brasil:
ACRE: Rio Branco
ALAGOAS: ASA e Coruripe
AMAPÁ: Trem
AMAZONAS: Peñarol e Nacional
BAHIA: Bahia de Feira, Vitória e Bahia
CEARÁ: Ceará e Guarani de Juazeiro
DISTRITO FEDERAL: Brasiliense e Gama
ESPÍRITO SANTO: São Mateus e Linhares
GOIÁS: Atlético e Goiás
MARANHÃO: Sampaio Corrêa e Maranhão
MATO GROSSO: Cuiabá e Barra do Garças
MATO GROSSO DO SUL: Cene e Aquidauanense
MINAS GERAIS: Cruzeiro, Atlético e + 1 vaga (Taça Minas Gerais)
PARÁ: Independente, Paysandu e Remo
PARAÍBA: Treze e Campinense
PARANÁ: Coritiba, Atlético, Paraná e + 1 vaga (Copa Paraná)
PERNAMBUCO: Santa Cruz, Sport e Náutico
PIAUÍ: 4 de Julho e Comercial
RIO DE JANEIRO: Flamengo, Fluminense, Botafogo-RJ e + 1 vaga (Copa Rio)
RIO GRANDE DO NORTE: ABC e Santa Cruz
RIO GRANDE DO SUL: Internacional, Grêmio, Juventude e + 1 vaga (Copa FGF)
RONDÔNIA: Espigão
RORAIMA: Real
SANTA CATARINA: Chapecoense e Criciúma
SÃO PAULO: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta e + 1 vaga (Copa Paulista)
SERGIPE: River Plate e São Domingos
TOCANTINS: Gurupi

Rafael Gonçalves (matéria publicada no jornal A Cidade)

Voltar

Escreva seu comentário

Nenhum comentário foi encontrado.