Aproveitamento na Série D foi o pior da história do Botafogo em Brasileiros

24/08/2010 00:41

O Botafogo despediu-se, no último domingo (22), do seu 25º Campeonato Brasileiro. E com números nada agradáveis. Com a fraca campanha na Série D [ficou em 33º lugar], o Pantera teve o pior aproveitamento de sua história em Brasileiros. Foram apenas 22%, sendo uma vitória, um empate, e quatro derrotas.

Até então, a pior participação botafoguense em nacionais havia sido em 2001, quando foi rebaixado da Série A para a B. Na ocasião, o Bota conquistou 31% dos pontos disputados. Em sua história, o Tricolor disputou seis campeonatos equivalentes à primeira divisão, 13 Séries B, quatro Séries C, uma Série D, e mais um torneio seletivo para a Série B.

A melhor participação botafoguense aconteceu em 1983, quando conquistou um aproveitamento de 71% e o acesso à Taça de Ouro do mesmo ano.

Sem vencer em casa
Pela primeira vez em sua história, o Botafogo deixou um campeonato sem vencer em casa. No estádio Santa Cruz, foram três jogos válidos pela Série D, com um empate e duas derrotas. A marca anterior era de 2003. Pelo Paulistão, o Bota venceu apenas um jogo em casa, de sete disputados, e foi rebaixado para a Série A2.

Rafael Gonçalves

Voltar