Em 1977, Botafogo empatava com o São Paulo e conquistava o título paulista do 1º turno

18/05/2011 13:15

Reprodução do jornal Folha de São Paulo da época

O último apito do árbitro paulista Oscar Scolfaro, no jogo entre São Paulo e Botafogo, resultou em uma grande festa ribeirão-pretana. O empate por 0 a 0, no Morumbi, garantiu ao Pantera o título de campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1977 e uma visibilidade jamais vista até então. O jogo que mobilizou os torcedores botafoguenses faz aniversário neste 18 de maio.

Na fase vitoriosa, o time de Sócrates surpreendeu todos os adversários. E não perdeu nenhum jogo para os grandes da capital: 2 a 2 com o Corinthians, 1 a 0 sobre a Portuguesa e 0 a 0 com o São Paulo, em Ribeirão Preto; 3 a 2 em cima do Santos, no litoral, e 0 a 0 com o Palmeiras, no Palestra Itália. Em 18 jogos na etapa de classificação, o Bota perdeu apenas um [2 a 1 para a Ferroviária, fora de casa] e avançou para a semifinal superando o vice-líder Corinthians em seis pontos.

Time de 1977Por ter feito melhor campanha, jogou pelo empate diante do Guarani, no Pacaembu, e chegou à final após um 0 a 0. O título seria conquistado na noite de uma quarta-feira. O Pantera precisava de empates no tempo normal e na prorrogação, mas teve chances de derrotar o Tricolor da capital em sua própria casa, quando Sócrates marcou um gol que foi anulado pela arbitragem.

O campeão do turno do Paulistão de 1977, treinado por Jorge Vieira, esteve em campo com Aguilera (Leonetti); Wilson Campos, Miro, Manoel e Mineiro; Mário, Lorico e Ormarzinho (João Traina); Zé Mário, Sócrates e João Carlos Motoca. O São Paulo, de Rubens Minelli, atuou com Valdir Peres; Antenor, Jaime, Arlindo e Gilberto; Tecão, Pedro Rocha (Frasão) e Teodoro (Muricy); Terto, Serginho e Zé Sérgio. O Botafogo, há 34 anos, estava na boca do povo. O jornal Folha de São Paulo trazia, como destaque: "O interior fez a festa na capital".

 

Ficha Técnica do jogo do título
SÃO PAULO 0 X 0 BOTAFOGO
Data: 18/05/1977
Estádio: Morumbi, em São Paulo-SP
Árbitro: Oscar Scolfaro (SP)
Público: 56.187 pagantes e 4.510 menores
Renda: Cr$ 1.732.920,00
Cartões Vermelhos: Tecão (São Paulo) e João Traina (Botafogo), na prorrogação

SÃO PAULO
Valdir Peres; Antenor, Jaime, Arlindo e Gilberto; Tecão, Pedro Rocha (Frasão) e Teodoro (Muricy); Terto, Serginho e Zé Sérgio
Técnico: Rubens Minelli

BOTAFOGO
Aguilera (Leonetti); Wilson Campos, Miro, Manoel e Mineiro; Mário, Lorico e Ormarzinho (João Traina); Zé Mário, Sócrates e João Carlos Motoca
Técnico: Jorge Vieira

Rafael Gonçalves

Voltar

Escreva seu comentário

Data 18/05/2012

De Mateus Tricolor

Assunto FOGÃO CAMPEÃO

Responder

Rafael,
acho que o Botafogo perdeu pra Ferroviária por 1x0 e o empate com o Guarani na semi-final foi no Pacaembu.
Eu tenho o Jornal a Cidade do dia seguinte impresso até hoje que meu pai comprou e guardei a 7 chaves
Abraços

Data 21/05/2011

De Jornaleiro

Assunto JOGO AO VIVO

Responder

Esse jogo foi trasmitido ao vivo pra Ribeirao - Creio que pela TV CULTURA, que na epoca fazia os eventos. Devem ter o tape, ( agora digitalizado) do Jogo, narrado por LUIZ NORIEGA.
BOTAFOGO jogou de branco, seu uniforme ORIGINAL, que eu creio, é o que lhe traz sorte.
Coincidencia ou nao, Argel so usou o LISTRADO no jogo do SANTOS, 2X1. O resto do A-1-2011 somente de branco.